Bazana quer incluir Apaes, coirmãs e entidades da Febiex na distribuição do Banco de Alimentos do Projeto Comida Boa

O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PV) visitou nesta semana o Banco de Alimentos do Projeto Comida Boa, que funciona na Central de Abastecimento – Ceasa – de Curitiba. Com o intuito de conhecer a dinâmica do projeto que atende diversas regiões do estado, Bazana também apresentou a demanda das Apaes e entidades coirmãs e da Febiex para integração às entidades que já recebem a doação de alimentos. O deputado foi recebido pelo diretor presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná, Eder Eduardo Bublitz.
No local, Bazana conheceu detalhes do projeto criado no Governo Ratinho Júnior, que visa a redução do desperdício de alimentos no estado. Atualmente, pelo menos 150 mil pessoas são atendidas mensalmente pelo projeto, que já está implantado em Curitiba, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Através do Banco de Alimentos Comida Boa, mais de 600 toneladas de alimentos de alto valor nutricional, mas que perderam o valor comercial, são recuperados por mês. Estes alimentos são separados, processados e embalados, para chegar na mesa dos paranaenses em vulnerabilidade social.
“O trabalho que eles fazem é fantástico. Milhares de pessoas em Curitiba e região metropolitana, além de diversas entidades, são beneficiadas com os alimentos do projeto, por isso, fui conhecer de perto e buscar uma parceria que possa beneficiar as entidades que represento, sejam as Apaes, as coirmãs e a Febiex”, explicou Bazana.
Segundo o presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná, Eder Eduardo Bublitz, dentro de Curitiba, a Ceasa é o maior gerador de resíduos, então, através do projeto do Governo do Estado, os alimentos bons não são mais descartados, servindo a quem precisa.
“O deputado Bazana se colocou à disposição e também apresentou as demandas das entidades filantrópicas que ele gostaria de atender, principalmente as Apaes, que ele tem grande conhecimento da causa. Vamos com certeza trabalhar em conjunto e contar com o apoio do deputado para que o programa se desenvolva ainda mais no estado”, considerou Bublitz.
Programa alimenta e ressocializa
O projeto Banco de Alimentos Comida Boa do Paraná, pode ser chamado de um trabalho completo do ponto de vista social. Além do objetivo principal de evitar o desperdício e colocar comida na mesa de quem precisa, o projeto acolhe mão de obra de apenados, com o objetivo de qualificação profissional e ressocialização social.
Trabalhando com os alimentos que seriam descartados, os apenados recebem salário, levam parte dos alimentos para suas famílias, e ainda tem a possibilidade de reduzir parte da pena imposta pela justiça, através do trabalho desenvolvido no projeto.