O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PV), por intermédio do Líder do Governo Ricardo Barros (PP), participou de reunião em Brasília no Ministério da Saúde (MS) com o ministro Marcelo Queiroga nesta quarta-feira, 16, buscando alterações na resolução que regulamenta os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) para os serviços prestados pelas APAES e outras entidades que fazem parte de outras federações, como a FEBIEX.
A audiência foi solicitada pelo deputado no início deste ano, após reunião com equipe da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA). No encontro, Queiroga garantiu que deverá editar uma nova resolução para atender a demanda proposta por Bazana.
Segundo o deputado, a resolução atual exige um profissional Terapeuta Ocupacional (TO) no grupo que forma os procedimentos de atendimentos básicos dos alunos da APAE. Porém, este tipo de profissional está em falta no mercado de trabalho, principalmente em cidades menores, o que faz com que muitas escolas recebam um repasse reduzido, por conta da falta deste profissional no quadro de atendimentos.
Portanto, uma mudança na resolução, traria imensos benefícios para os alunos das APAES de todo o Paraná e consequentemente, de todo o país.
“Esta é uma conquista de extrema importância para a educação especial do Paraná e do Brasil, já que, através de minha intervenção como deputado, pude trazer para esta audiência o presidente da Apae Brasil José Turozi, juntamente com sua equipe. Além dessa conquista, outras importantes demandas relacionadas ao movimento apaeano puderam ser discutidas junto ao ministro Queiroga”, considerou o deputado.
O encontro foi intermediado pelo Líder de Governo Ricardo Barros (PP), através de uma solicitação do deputado Bazana. A agenda contou com a participação do presidente da Apae Brasil José Turozi e equipe, o presidente da Federação das Apaes do Paraná (FEAPAES) Alexandre Augusto Botareli César, e a presidente da Federação Estadual Instituições Reabilitação Estado Paraná (FEBIEX) Maíra de Oliveira.