Em projeto inédito no Paraná, deputado Bazana conquista construção de escolas para educação especial

Pela primeira vez na história, o Governo do Paraná vai edificar escolas que irão abrigar atendimentos da APAE

O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PV), em parceria com a Federação das APAES do Paraná (FEAPAES) e Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná (FEBIEX), desenvolveu um projeto inovador que deverá beneficiar os alunos da educação especial no Paraná. O projeto-piloto “Escola de Educação Especial, Educando para o Futuro”, trata da construção de escolas, com recursos do Governo do Estado, em parceria com os municípios, que serão cedidas à APAE, para ensino e atendimento das pessoas com deficiência no estado. A previsão de investimentos é da ordem de até R$ 2 milhões por escola. O projeto está sendo consolidado com a participação pessoal do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que vem se demonstrando bastante solidário e sensível à causa. É a primeira vez que o Governo do Estado financia a construção de prédios para escolas da educação especial da APAE.


Segundo Bazana, o trabalho está em fase avançada, faltando poucos detalhes para ser iniciado efetivamente.
“O que falta agora são os trâmites burocráticos desses convênios e a apresentação dos projetos arquitetônicos por parte dos municípios, desta forma, os últimos levantamentos de custos serão realizados pelo governo do estado, que em seguida, fará a liberação para início das obras”, informou.


Para Bazana, o projeto-piloto “Escola de Educação Especial Educando para o Futuro” é um sonho que se torna realidade, em quase 20 anos de luta pela pessoa com deficiência no Paraná.
“Agradecemos a sensibilidade do governador Ratinho Junior, que desde o primeiro momento, abriu as portas para que a gente pudesse levar adiante esse projeto, que é cuidar das pessoas com deficiência em todo o Paraná. Só temos a agradecer, e vamos juntos, para a realização desse sonho, que não é somente meu, mas das pessoas com deficiência de todo o estado”, considerou o deputado.

A contrapartida dos municípios, será a doação do terreno e a apresentação do projeto arquitetônico para a construção. Um modelo de projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, será disponibilizado para as cidades que receberão o benefício.
Segundo Bazana, há necessidade urgente da construção de pelo menos 10 escolas. A princípio, o governador já sinalizou a construção em duas cidades. Uma delas, já definida, é Rio Branco do Ivaí, na região do Vale do Ivaí. O projeto modelo da escola conta com três módulos e tem de 445 M² até 2000 M², com capacidade para atender a partir de 50 alunos. Após a construção do espaço, o município deverá fazer a cessão de uso para a APAE, que ficará responsável por manter o atendimento.
Para Maíra de Oliveira, presidente da Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná (FEBIEX), o projeto é de extrema importância para oferecer uma estrutura que atenda de forma adequada todas as necessidades da pessoa com deficiência.


“É uma estrutura que busca uma padronização, mas acima de tudo, busca um espaço inclusivo, onde pessoas com ou sem deficiência possam participar com autonomia, com toda a estrutura de acessibilidade, tanto arquitetônica quanto de comportamento. A Febiex tem atuado junto ao deputado na elaboração e na busca pela implantação deste projeto, para que possamos avançar e garantir essa estrutura, especialmente na área da educação para todos os paranaenses com deficiência”, disse Maíra.

Governador chancela projeto

O Governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior acompanha o projeto pessoalmente, participando de sua consolidação ao longo de algumas reuniões com o deputado Pedro Paulo Bazana e com seu secretariado envolvido. Ratinho Junior classifica Bazana como um grande representante das escolas especiais do Paraná.
“O Bazana além de um grande deputado é um grande amigo, e tem uma história dentro desse movimento (do ensino especial no estado). O projeto do deputado é para que as escolas sejam adaptadas em um modelo mais moderno e estamos selecionando juntos, alguns municípios para fazer um projeto-piloto. Quero agradecer o trabalho do deputado, que é voltado à atender as pessoas com deficiência, mas acima de tudo, em defesa das nossas crianças. Fico feliz em ver todas essas ideias que construímos juntos saindo do papel”, declarou o governador do Paraná.