Pela primeira vez na história da educação paranaense, os diretores das escolas da modalidade de Educação Especial, das Escolas Bilíngues de Surdos e dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) participam de um evento pensado exclusivamente para suas realidades e desafios.
Começa nesta terça-feira (08), em Foz do Iguaçu, o I Seminário de Diretores da Educação Especial do Paraná, um marco importante na valorização desses profissionais e no fortalecimento da educação inclusiva no estado.
O evento, que segue até quinta-feira (10), reúne 400 diretores e conta com uma programação intensa de oficinas, mesas redondas e palestras com especialistas da área, como a Dra. Lesley Sartori, convidada para ministrar a palestra magna da abertura.
Durante os três dias, serão discutidos temas essenciais como clima escolar, liderança, práticas pedagógicas, currículo funcional, legislação e sistemas educacionais.
A realização do seminário só foi possível graças ao empenho, à dedicação e à firme interlocução do deputado estadual Pedro Paulo Bazana, que levou a demanda até o Governo do Estado e garantiu sua concretização. Bazana tem se destacado como o grande representante da Educação Especial na Assembleia Legislativa, sendo reconhecido como o deputado das Apaes, Coirmãs, Febiex, Feapaes e defensor incansável da pauta inclusiva.
Desde que assumiu o mandato, Bazana tem promovido avanços significativos na Educação Especial paranaense. Seu trabalho junto ao Governo do Estado resultou em melhorias concretas para as instituições, investimentos em estrutura, formação de profissionais e fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
A abertura oficial do seminário ocorre às 18h, no Hotel Golden, com entrega do Selo Enedina, homenagem a personalidades que contribuem para a educação no estado. Na sequência, as autoridades presentes participam da solenidade de abertura, marcando o início desta que será uma nova etapa para a valorização dos profissionais e para o fortalecimento da Educação Especial no Paraná.